Cidade Mineira vira Pólo de Moda Íntima Juruaia

Cidade Mineira vira Pólo de Moda Íntima Juruaia - Com cerca de 90 empresas de confecções e uma produção mensal de aproximadamente 300 mil peças íntimas, Juruaia, no sul do Estado de Minas, se transformou na capital mineira da lingerie. Os produtos têm boa aceitação no mercado, o que faz do setor a
maior fonte geradora de renda e empregos do município.
Atacadistas de todo o País têm a oportunidade de conhecer de perto os produtos de 16 empresas da cidade que participam da Imagine - Negócios da Moda Intima em Juruaia Minas, realizada no Expominas, em Belo Horizonte.
Há menos de um ano, a professora Haydée de Castro Segreti e o dentista Luiz Alberto Sebreti resolveram montar uma fábrica de confecção. No início, a produção era pequena, mas logo se expandiu com várias lojas de lingerie em juruaia..
A empresa, que ganhou o nome da professora, Haydée Moda Íntima, possui dez funcionários, a maioria filhos e sobrinhos do casal. De acordo com Luiz Alberto, o público alvo são mulheres entre 17 a 35 anos. “O nosso diferencial é que trabalhamos o conforto e a qualidade dos produtos com preços acessíveis para as clientes”, diz.
A empresária Geralda Joelma Reis, proprietária da Nuance Lingerie, também começou com muita com dificuldade, há 14 anos, confeccionando lingeries. Logo, a produção cresceu e se diversificou. Agora, a fábrica conta com 56 funcionários e produz peças com tactel e materiais sofisticados, como o modal.
“É um material feito da mistura do algodão com resíduos de bambu. A vantagem é que a peça não marca o corpo e não estraga com facilidade, como a lycra. Mas o preço chega a ser 80% mais caro”, explica Rogéria Vieira, gerente da empresa.
Para Rogéria, a coleção é influenciada pelo próprio consumidor e principalmente pela mídia. “As novelas ditam muito as tendências. Os clientes procuram a cidede de Juruaia querendo uma lingerie igual a que a personagem usa”, lembra.

Juruaia Moda Íntima


Integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL), apoiado pelo Sebrae Minas, as 90 indústrias de lingerie em Juruaia geram mais de 1.500 empregos diretos na cidade. Com as vendas, o setor fatura cerca de R$ 1,5 milhão por mês.
“Nossa expectativa é que até o final de 2010-2011 a comercialização cresça de 7% a 10%, quando também estaremos preparados para exportar”, explica o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial do município (Aciju), João Carlos Boscaro. Segundo ele, cerca de 50% das peças são vendidas em São Paulo. O restante da produção é comercializada em 20 estados do país. E você que é revendedor não deixe de visitar a cidade de Juruaia Moda Intima até.